A Arca de Noé volta para São Paulo em 2018!
Espetáculo infantil inspirado nas canções de Vinícius de Moraes e Toquinho se apresentará no Teatro Gazeta

Com Edson Bueno (São Francisco), Jeff Bastos (Pinguim), Marvhem Hd (Gato), Marcelina Fialho (Coruja), Robysom Souza (Leão), Patrícia Cipriano (Abelhinha) e Joseane Berenda (Personagem: Foca).

O espetáculo infantil “A Arca de Noé” volta para São Paulo com apresentações nos dias 28 e 29 de julho e 04 e 05 de agosto, sábados e domingos às 16h no Teatro Gazeta. A montagem da MRG – PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, com direção de Edson Bueno, recebeu 09 indicações no Troféu Gralha AZUL 2016, maior premiação de teatro do Estado do Paraná: Melhor Espetáculo para Crianças, Melhor Direção de Espetáculo para Crianças, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Melhor Ator Coadjuvante e três indicações de Melhor Atriz Coadjuvante.

A ARCA DE NOÉ, de Vinícius de Moraes e Toquinho, é um verdadeiro caso de amor da literatura, do teatro e da música popular brasileira. Vinícius escreveu poemas de espírito infantil para seus filhos e um dia resolveu transformá-los em música com a parceria de Toquinho. Dali para o teatro foi um pulo e “A Arca de Noé” com alguns de seus poemas mais famosos como “O Pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco” transformaram-se em verdadeiros hinos cantado por crianças do Brasil inteiro. É uma verdadeira viagem pelo mundo encantado das rimas, da imaginação e da inteligência. Vinícius e Toquinho despertam no ouvinte (e espectador!) um desejo profundo pela leitura e uma admiração desenfreada pela música. Dar aos famosos poemas da dramaturgia brasileira um formato lúdico e encantador é o grande desafio de qualquer encenador. Transportar crianças e adultos para um universo onde à harmonia da palavra com a música é que dá o tom e, ao mesmo tempo, despertar-lhes paixão pelo teatro é uma aventura artística do mais alto nível. Vinícius de Moraes é um dos maiores nomes da poesia brasileira e tem seu nome marcado definitivamente na história da MPB, juntamente com Toquinho. Deram com “A Arca de Noé” uma contribuição definitiva para o enriquecimento artístico e cultural das crianças brasileiras e sua arte permanece contemporânea e necessária. “A Arca de Noé” é uma daquelas joias que transformadas em teatro adquirem um valor inigualável! Seus personagens, animais, cantores e crianças brincam e cantam a beleza da vida e, transformados em personagens de teatro deixam uma mensagem eterna para as crianças, mensagem que seguirá para sempre até a fase adulta. “A Arca de Noé” é um daqueles patrimônios artísticos brasileiros que precisa ser encenada e cantada por gerações e gerações. Viva Vinícius de Moraes! Viva Toquinho! … E viva a ARCA DE NOÉ.

Sobre a MRG Produções Artísticas

Márcio Roberto Gonçalves é produtor, diretor de teatro e arte-educador há 25 anos. Fundador da MRG Produções Artísticas em 1994 e do Centro Cultural Boqueirão em 2006, com sede na cidade de Curitiba. É Conselheiro Municipal de Cultura no município de Curitiba e Representante dos Pontos de Cultura do Estado do Paraná. Trabalha com a democratização e difusão da cultura, em parceira com Instituições Públicas de Ensino, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Teatro Guaíra, entre outros.

Premiado com 08 Troféus Gralha Azul (Prêmio Governador do Estado), 04 Troféus Poty Lazzarotto (Prêmio de Reconhecimento da Classe Artística Paranaense) e Prêmio Funarte – Encena Brasil 2002 (Ministério da Cultura).

Tem reconhecimento público pela Prefeitura Municipal de Curitiba, com publicação no diário oficial em 1997. É criador do jornal do Centro Cultural Boqueirão, com distribuição gratuita de 10.000 exemplares trimestralmente. No Centro Cultural Boqueirão, mantém o projeto “Nossa Arte de Cada Dia”, Ponto de Cultura reconhecido pelo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

A ARCA DE NOÉ

Gênero: Infantil
Duração: 60 minutos

FICHA TÉCNICA

Elenco: Edson Bueno (São Francisco), Jeff Bastos (Pinguim), Marvhem Hd (Gato), Marcelina Fialho (Coruja), Robysom Souza (Leão), Patrícia Cipriano (Abelhinha), Joseane Berenda (Foca).
Texto e Direção: Edson Bueno.
Direção de Produção: Márcio Roberto.
Direção Musical e Sonoplastia: Marcela Zanette, Du Gomide.
Cenografia e Adereços: Aorélio Domingues.
Iluminação: Rodrigo Ziolkowski.
Coreografias: Eliane Campelli.
Figurinos: Mariana Zanette.
Maquiagem: Lilian Marchiori.
Designe Gráfico: Kim Takeuchi.
Assistente de Produção: Claudia Zanca.
Assistência de Figurinos: Regina Celli, Thaisa Aielo.
Operador de Som: Rafael Ivanoski.
Operador de Luz: Wesley Daum.
Contraregra: Marlon Marques.