AS BRINCADEIRAS DO BITA GANHAM OS PALCOS

Produzido pela Cia Regina Vogue, a peça Bita e as Brincadeiras estreia no teatro os sucessos do segundo DVD da turminha que é destaque no Brasil.
Nos tempos em que brincar está cada vez mais associado a jogar joguinhos eletrônicos, o Mundo Bita apresenta às crianças um universo lúdico de brincadeiras saudáveis e divertidas. Pega-pega, quebra-cabeça, massinha, esconde-esconde, brincadeiras no parquinho e outros diversos temas ganham cores e movimentos nos palcos do espetáculo Bita e as Brincadeiras, da dirigido por Maurício Vogue e baseado no álbum homônimo lançado em 2014, que já recebeu os prêmios DVD de Ouro e DVD de Platina. Esta é também a segunda montagem teatral do Mundo Bita realizada pela Cia Regina Vogue de Teatro, que montou em 2013 a peça Bita e os Animais, em cartaz até hoje e que já rodou o Brasil atraindo mais de 80 mil expectadores.
Na nova montagem, as crianças Lila, Tito e Dan se deparam com limites estabelecidos pelos pais e mães para o contato com plataformas digitais. Entediados, pensam que não conseguem mais se divertir. É quando o Bita surge como um elo entre o real e a imaginação, incentivando-os a descobrir novos mundos no universo das brincadeiras.
Chaps Melo, cantor e compositor do Mundo Bita, afirma que a própria experiência como pai o inspirou a compor as músicas. “Tenho duas filhas curiosas e, como a maioria das crianças de hoje, ligadas em tecnologia. Bita e as Brincadeiras vem para estimular descobertas através de brincadeiras eletronicamente desconectadas. O curioso é que usamos as plataformas digitais com o desenho animado para estimular a criança a desligar a TV e curtir o mundo lá fora, o que é um desafio. A peça de teatro vem para diversificar essa experiência através da linguagem cênica.” O fato de ser uma peça de teatro não tira o caráter musical da montagem. “Todas as 11 faixas do álbum são tocadas durante os aproximadamente 60 minutos de espetáculo, sempre coreografadas pelo corpo de bailarinos dirigido por Maurício Vogue.  É uma atração completamente musical”, garante Chaps.
O roteirista do espetáculo e também membro da equipe Mundo Bita, João Henrique Souza, ressalta o desafio de se comunicar com o público da primeira infância. “O Bita atrai muitas crianças de colo pela musicalidade. Por isso, buscamos uma linha dramática atrativa a quem entende ou quem não entende as palavras ainda. A narrativa que costura as músicas foi pensada para ser ao mesmo tempo muito clara e lógica, mas sem abrir mão das surpresas. Dentro do texto há mensagens tanto para os pequenos quanto para os familiares”, explica.
Com 07 atores, Bita e as Brincadeiras é dirigido pelo experiente Maurício Vogue, que já dirigiu peças infantis como Aladin e o Gênio da Lâmpada, Peter Pan, O Pequeno Príncipe, entre muitas outras. Vogue afirma que “O grande desafio em Bita e as Brincadeiras é manter viva a dinâmica e magia dos vídeos de animação nos palcos”. Mas como a proposta desta história é de resgatar as brincadeiras lúdicas que vem passando por gerações, a motivação é grande, explica Mauricio.

O MUNDO BITA
A cada dia que passa, o Mundo Bita conquista mais espaço no coração das famílias. Com apenas cinco anos de existência, o personagem já figura entre os preferidos da criançada, que vibra e se diverte com os clipes musicais desse amigão da garotada e sua turma em diversos canais de publicação, seja através dos aplicativos ou transmitido pelo Discovery Kids, YouTube, PlayKids, TV Brasil e DVDs. Uma jornada que começou em julho de 2011, quando quatro amigos discutiam a necessidade de um conteúdo com qualidade e compromisso educativo a ser oferecido às crianças. Foi aí que surgiu a Mr. Plot, uma editora digital infantil, que tinha por objetivo produzir aplicativos educativos. Após a decisão dos amigos em investir em conteúdo autoral, com linguagem das crianças de hoje e diferente de tudo que havia sido criado, Chaps Melo, um dos fundadores da Mr. Plot, mostrou os desenhos que tinha elaborado para o quarto da primeira filha. Entre os personagens, havia aquela simpática figura de bigode laranja e cartola na cabeça. “O que acho mais interessante na história da criação do Bita é que fiz pensando apenas na minha filha, no conforto do quarto, na tranquilidade e na alegria. Tem uma carga de amor muito grande nesse desenvolvimento. O fato de ter virado um personagem famoso foi puro acaso”, explica Chaps.
Em pouco tempo, os aplicativos Circo Mágico do Bita, Circo Mágico do Bita 2 e o abecedário interativo ABC do Bita já eram destaques na Apple Storee Google Play Store. Tudo isso foi um estímulo para o próximo passo: ganhar as telas maiores, ou seja, a televisão. Então vieram os primeiros clipes em desenho animado – e também uma equipe inteira de ilustradores e animadores para trabalhar na Mr. Plot.
Uma aposta que foi muito acertada. Em 2013, a Sony Music e o Discovery Kids começaram a parceria com a Mr. Plot. A primeira distribuindo os DVDs e a segunda exibindo os clipes do Mundo Bita. A partir daí, os sócios não pararam mais, sempre criando coisas novas para o público infantil, muito dinâmico a ávido por descobertas. Entre essas novidades, veio o sucesso estrondoso no Netflix e YouTube, estando entre os destaques desde o primeiro dia de exibição.
Mas se você pensa que acabou, o Mundo de Bita ainda tem mais. A Mr. Plot segue com o objetivo de produzir um DVD musical todos os anos. Até aqui, quatro foram lançados, com imenso destaque. O primeiro deles, Bita e os Animais, ganhou o Disco de Ouro e logo depois o Disco de Platina pela Sony Music e foi o segundo DVD infantil mais vendido no país. O segundo álbum, Bita e as Brincadeiras, recebeu as mesmas premiações do primeiro. Mesmo com o mercado de DVDs diminuindo, o terceiro álbum, Bita e o Nosso Dia, lançado em 2015, ganhou Disco de Ouro. 2016 foi a vez do lançamento de Bita e o Corpo Humano, que acaba de chegar às lojas.

Onde está o Mundo Bita:
-Discovery Kids desde 2013
-Youtube com mais de 300 milhões de visualizações
-TV Brasil desde janeiro 2015
-Disco de Ouro e Platina para os álbuns Bita e os Animais e Bita e as Brincadeiras. Disco de Ouro para Bita e o Nosso Dia.
-Mais de um milhão de downloads em APPs mobile
– Espetáculo teatral Bita e os Animais e o Show do Bita já passaram por mais de 30 cidades do Brasil.

SOBRE A CIA REGINA VOGUE
Desde seu início, em 1986, a Cia Regina Vogue já produziu mais de 40 espetáculos e sempre primou pela qualidade e assertividade nos temas abordados nos trabalhos. Ao longo dos 30 anos de história em produções culturais, firmou-se como grande nome do teatro para crianças no Paraná, recebendo diversos prêmios como a melhor companhia de teatro para crianças por diversos anos, passando a ser referência nesse segmento. Em 1998 inicia uma nova linha de trabalho que visa à investigação e ampliação das linguagens utilizadas no teatro para crianças. A equipe de colaboradores, cria e recria elementos cênicos, histórias e muito mais, com o intuito de promover ações abrangendo a teoria e a prática para novas encenações. A primeira montagem através deste novo olhar foi o espetáculo “SEROC – Um Mundo de Cara Nova” em 1998. A partir daí, outros trabalhos surgiram naturalmente. 2001 – O Menino Rei; 2004 – As Fabulosas Histórias do Menino Leonardo Da Vinci; 2005 – Contadores de Histórias; “Sherazade e o Fantástico Mundo das Mil e uma Noites”. Em 2003 a produtora foi convidada pelo empresário Miguel Krigsner a administrar um espaço cultural no Shopping Estação em Curitiba, e que também lhe prestou uma homenagem dando seu nome ao teatro. Com capacidade de 331 lugares, o Espaço Teatro Regina Vogue tem a mais moderna infra estrutura técnica de equipamentos de sonorização e iluminação cênica. O urdimento da caixa de palco é de 17 metros, com 18 varas para iluminação e cenário, além de contar com uma equipe de profissionais gabaritada para receber artistas e público. Em 12 anos de atividades o Teatro Regina Vogue já recebeu centenas de espetáculos e milhares de espectadores. Além disso, em parceria com seus patrocinadores, desenvolve um trabalho social que leva todos os anos, gratuitamente, crianças de instituições carentes e escolas públicas a assistir seus espetáculos. Em 2001 foi homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba pelo trabalho que vem desenvolvendo na arte curitibana. Neste ano de 2016 recebeu o prêmio de Cidadã Honorária do Estado do Paraná em virtude dos trabalhos culturais realizados no Estado. “Comemorar 30 anos com um espetáculo musical tão rico como é ‘Bita e as Brincadeiras’ significa que estamos consolidando ainda mais nossa filosofia, aquilo que nos moveu e continua nos movendo para desenvolver peças que alcancem a linguagem que melhor se comunica com a criança. Também continuamos preocupados em levar um entretenimento que cativa e as envolve no mundo do teatro, instigando-as a questionar o mundo e, consequentemente, aprender”, comenta a atriz e produtora Regina Vogue.

SOBRE O DIRETOR
Natural de Paranaguá – Paraná. Iniciou seus ensinamentos artísticos no teatro de pavilhão (Teatro Mambembe), onde nasceu e cresceu. Mas foi em Curitiba que se deu o desenvolvimento de seu talento nato como ator, cantor, bailarino e diretor de teatro. Após ter trabalhado com grandes diretores como: Edson Bueno, Marcelo Marchioro, Sérgio Brito, Gabriel Vilela, Fátima Ortiz e Felipe Hirsh e atuar em vários espetáculos de teatro para criança, Mauricio Vogue iniciou seus trabalhos como diretor em 1994. Em 1996 ganhou destaque com a peça “Peter Pan Na Terra do Nunca”, na qual foi premiado pela melhor direção de espetáculos para crianças do Paraná. Em 1998 inicia um trabalho investigativo no teatro para criança com o espetáculo “SEROC – Um Mundo de Cara Nova”, dando continuidade à linha de pesquisa em outros espetáculos: 2001 – O Menino Rei; 2002 – Sonho de Uma noite de Verão –Shekespeare para crianças; 2004 – As Fabulosas Histórias do Menino Leonardo Da Vinci; 2005 – Contadores de Histórias . Seu trabalho passou a ser consagrado, já que Mauricio foi 8 vezes escolhido o melhor diretor paranaense (Prêmio Troféu Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado para os melhores do teatro profissional do Paraná) – nas categorias infantil e adulta.

Elenco:
Jeff Franco
Nathan Diego Milléo Gualda
Amanda Leal
Vitor Hugo Do Amaral
Renato Sbardelotto
Taciane Vieira
Camila Fávero
Direção: Mauricio Vogue
Produção: Cia Regina Vogue