Filomena 25 anos de peleja

Gorete Milagres faz única apresentação de seu espetáculo “FILOMENA 25 anos de Peleja”. O solo celebra os 25 anos de sucesso de sua famosa criação, já entre as maiores personagens de humor do Brasil.

No espetáculo são retratados os melhores causos vividos em todos estes anos. A direção é de Ana Kutner. “Optamos pelo formato stand-up por entender que Filomena precisa estar não só em teatros, mas em praças, bibliotecas, museus e escolas contando suas histórias, emocionando e retratando o Brasil de todos nós”, fala Kutner.

FILOMENA, ou melhor, FILÓ, é o retrato da população brasileira com suas lutas, conquistas, afetos, encontros, criatividade, amor, humor, amizade e solidariedade. Graças ao seu perfil popular a personagem alcançou um público de todas as idades e classes sociais. Ela estreou em Belo Horizonte em maio de 1994 e chegou à televisão em 1997 e a identificação foi imediata junto ao povo brasileiro. O sucesso nacional foi imediato.

Esperta como ela só e com traços de anti-herói nacional, a mineirinha saiu da roça rumo à cidade trabalhou como empregada doméstica, faxineira e governanta. Acompanhando as mudanças sociais e percebendo a escassez de empregados domésticos no mercado ela abriu a sua própria agência de domésticas, a “FilóDaEmprego.com”, que depois virou o aplicativo de celular “Diaristas”.

FILOMENA protagoniza uma visão crítica de duas classes: a da empregada doméstica que agora quer ter empregada e deixar de ser doméstica para virar balconista, atendente, recepcionista, etc. e a da patroa que se vê obrigada a pegar no batente e que, muitas vezes, rejeita as melhorias impostas pelas leis trabalhistas a essa classe tão desprestigiada.

“FILOMENA 25 anos de Peleja“ mostra estas transformações da personagem nos últimos anos até chegar aos dias atuais, em que, devido à crise enfrentada pelo país, Filó retorna à sua peleja como faxineira, diarista e vendedora. Como todos os brasileiros, ela não perde a fé em um futuro melhor e vai à luta em busca de oportunidades.

Serviço:

Autor: Gorete Milagres
Com: Gorete Milagres
Direção: Ana Kutner
Gênero: Comédia
Duração: 90 min