JOÃO CARLOS MARTINS E A BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP FAZEM ÚLTIMO CONCERTO DA TEMPORADA 2021 NO TEATRO GAZETA

Concerto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, parte do programa de democratização da música clássica empreendido por Martins, acontece em 14 de dezembro, com entrada gratuita

Para se despedir do ano de 2021, o Maestro Joao Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP fazem o último concerto da Temporada 2021, série de concertos gratuitos realizados através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com a participação da jovem cantoraMaria Clara Mascellani.
O repertório começa com Michael Praetorius – um dos compositores alemães mais versáteis do século 16, com sua obra baseada nos hinos protestantes – e sua dança renascentista Bransle de laTorche,uma de suas mais de 300 danças instrumentais.
J.S. Bach, de quem o pianista Martins gravou a obra completa parta teclado, será representado por Jesus Alegria dos Homens, décimo e último movimento da cantata Herz undMundundTatundLeben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), e na Ave Maria, composição de 1859 do francês Charles Gounod que tem como base o Prelúdio nº 1 Em Dó Maior, do primeiro livro de O Cravo Bem Temperado, composto 137 anos antes por Bach, em solo de Maria Clara Mascellani.
A suíte O Quebra-Nozes, composta por Piotr Illitch Tchaikovsky para balé, dá sequência ao concerto com a frenética Dança Russa – Trepak,a marcha Dança da Fada Açucarada e a conhecidíssima Valsa das Flores, eHallelujah, uma das obras musicais mais representativas do século XX sobre fé e espiritualidade, de autoria do canadense Leonard Cohen, com a solostaconvidada Maria Clara.
O concerto segue com uma série de canções de Natal:SothisisChristmas, canção de John Lennon lançada em 1971, White Christmas, composição de Irving Berlin que lembra um cenário natalino,Jingle Bell Rock, de autoria de Joe Carleton Beal e Jim Boothe da década de 1950,gravada inicialmente por Bobby Helmse com muitas outras versões, como tradução para o português deCelly Campello, de 1960, ea tradicionalNoite Feliz, incluída na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
Fechando o concerto, João Carlos Martins assume o piano para Em Algum Lugar do Passado, músicade John Barry, tema do filme de mesmo nome lançado em 1980.

Ministério do Turismo e Fundação Bachiana
apresentam

Bachiana Filarmônica SESI-SP
Regência:João Carlos Martins
Solista:Maria Clara Mascellani

Teatro Gazeta – 14/12, às 20hs

Entrada gratuita

Programa

M. Praetorius
Branle de latorche

J. S. Bach
Jesus Alegria dos Homens

J. S. Bach
Ave Maria
Solista: Maria Clara Mascellani

P. Tchaikovsky
Trepak
Fada Açucarada
Valsa das Flores

L. Cohen
Hallelujah
Solista: Maria Clara Mascellani

J. Lennon
So, thisisChristmas

I. Berlin
White Christmas

B. Helms
Jingle Bell Rock

F. Gruber
Noite Feliz

J. Barry
Em algum lugar do passado
Joao Carlos Martins ao piano

Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900 – São Paulo – SP
Duração: aprox. 80 minutos
Classificação etária: Livre – Menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
O concerto contará com acessibilidade, intérprete de libras e serviço de áudio descrição.

INGRESSOS GRATUITOS
Bilheteria do Teatro: de terça-feira a domingo, das 14h até o início do último espetáculo
Ingressos para pessoas com deficiência (PCD) disponíveis na bilheteria do teatro. As apresentações contarão com intérprete de libras e audiodescrição.

O Teatro Gazeta segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro.