JOÃO CARLOS MARTINS VOLTA AOS PALCOS EM CONCERTO GRATUITO NO TEATRO GAZETA
Concerto presencial traz um repertório que passa por Bach, Vivaldi, trilhas de cinema e MPB

Com a retomada da permissão dos concertos presenciais, o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP retornam ao palco do Teatro Gazeta, em concerto gratuito ao público, seguindo todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e o público deverá fazer o uso de máscara durante toda sua permanência no teatro. A apresentação contará com intérprete de libras e serviço de áudio descrição.
O concerto, realizado através dos mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, começa com uma das peças mais conhecidas de Johann Sebastian BachJesus, alegria dos homens, coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), composta no ano de 1716, em Leipzig, Alemanha.
A obra mais famosa de A. Vivaldi e uma das peças mais populares da música barroca, As Quatro Estações, conjunto de quatro concertos para violino em que cada composição representa musicalmente uma estação do ano, será representada em seus quatro movimentos: Primavera – Allegro PastoraliVerão – PrestoOutono – Adagio Molto e Inverno – Allegro.
Fã incondicional do cinema, Martins acrescenta três temas clássicos ao repertório: Parla Piu Piano, do compositor italiano Nino Rota com letra de Larry Kusik, lançada em 1972 e conhecida como o tema do primeiro filme da trilogia O Poderoso Chefão; o tango composto em 1935, com música de Carlos Gardel e letra de Alfredo Le Pera, Por una cabeza, parte da trilha de Perfume de Mulher; e Ladies in Lavander, escrita por Nigel Hess e executada por Joshua Bell e a Royal Philharmonic Orchestra no filme que no Brasil ganhou o título de O Violinista que Veio do Mar.
Fechando o concerto, Samba em Prelúdio, de 1962, uma das canções mais conhecidas da frutífera parceria entre o violonista Baden Powell e o poeta Vinicius de Moares.

SERVIÇO

Ministério do Turismo e Fundação Bachiana
Apresentam
MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP
Regência João Carlos Martins

J.S.Bach
Jesus Alegria dos Homens

A. Vivaldi
As Quatro Estações
Primavera  – Allegro Pastorali
Verão – Presto
Outono – Adagio molto
Inverno – Allegro

Nino Rotta
Parla Piu Piano

Carlos Gardel
Por una cabeza

Nigel Hess
Ladies in Lavander

Baden Powell
Samba em Prelúdio