Paulo Roberto Alves da Silva, conhecido como Paulinho Mixaria, nasceu na cidade de Taquari/RS, no dia 05 de outubro de 1969.

Ao longo de sua carreira lançou 4 livros, 7 CDs, 2 DVDs e 1 Filme de Longa Metragem. Todos de produção independente. Sendo que no filme, a exemplo de seus ídolos Mazaroppi, Charlie Chaplin e Jerry Lewis, ele foi roteirista, diretor, ator e produtor. Desde criança manteve o sonho e a vocação para ser humorista. Começou a compor poesias e musicas aos 11 anos de idade, tendo suas canções gravadas por inúmeros artistas, entre eles Gaúcho da Fronteira.É um humorista e ator comediante autodidata sem formação acadêmica.

Algo interessante a citar é que grande parte do seu público são crianças e adolescentes, coisa rara no cenário do humor atual. O humorista sempre prezou por uma imagem abrangente a todos os públicos e evitar palavrões nos seus espetáculos é um princípio que ele não abre mão. Outro fato importante é que suas piadas não fazem alusão a nenhum estereótipo que não o próprio jeito engraçado e simples do personagem: uma pessoa humilde, do interior e que não fica restrita apenas ao gaúcho. O personagem ‘Paulinho Mixaria’ pode ser qualquer pessoa ingênua, vinda do interior de qualquer parte do país e que pode ser bem mais inteligente que aparenta.

O trabalho do humorista, que já conquistou todo o país, fazendo shows em praticamente todo o Brasil, confirmando assim o talento grandioso e raro do gaúcho interiorano de 46 anos, que faz todas as gerações rirem sem necessitar de palavrões ou ofensas a raças, classes ou povos.

Paulinho Mixaria também já é conhecido em muitas partes do mundo. Fez apresentações no Paraguai recentemente e já houve contatos para possíveis apresentações nos Estados Unidos e em Portugal. Tem dois discos de ouro e um de platina.

No ano de 2013 quando completou 20 anos de carreira, não se deu ao luxo de apenas comemorar e encarou o maior desafio dela até então: Mergulhou no mundo do cinema e produziu durante nove meses “As Aventuras de Paulinho Mixaria”, onde atuou, dirigiu, roteirizou e bancou a produção, mesmo não tendo experiência na área. Além disso, não utilizou nenhum centavo de verbas públicas através de leis de incentivo. Paulinho explica: “Enquanto houver uma criança com fome e um idoso morrendo em hospital por falta de atenção do governo, eu não tenho direito de usar o dinheiro do povo para eu fazer filme, esse dinheiro deve voltar para eles”.

O filme, que tem a mesma premissa dos espetáculos – ser para a família inteira – foi lançado em Outubro de 2013 na cidade de Gramado com mais de mil expectadores na sala. Entra em 2014 rodando por toda a região sul do Brasil.

Paulinho chega na fase mais madura da carreira com seu show “Humor à Moda Antiga” aliado ao filme “As Aventuras de Paulinho Mixaria” lotando teatros e resgatando o tempo em que as famílias saiam com todos os integrantes juntos para se divertirem, sem restrição de idade.

Atualmente, além de fazer uma média de vinte shows por mês, está escrevendo o roteiro de seu próximo filme e preparando repertório especial para comemorar vinte anos de carreira com o espetáculo “Vinte e dois Anos de Palco – Muita História pra Contar”.