MÚSICA BRASILEIRA INSTRUMENTAL – LANÇAMENTO DO ÁLBUM “PROMESSAS”

Criado em 2012, o Quinteto Canjerana tem o propósito de compor e executar temas instrumentais de cunho nativista gaúcho, aliadas a arranjos inovadores trazidos da música contemporânea, a qual batizamos de Música Gaúcha Contemporânea. Os temas autorais propõem uma sonoridade gaúcha mesclada com música de câmara, permeados com espaços para improvisação e diálogo entre os instrumentistas, que apresentam suas fortes referências da música nativista, recriando a estética gauchae sul americana com muita brasilidade. “Promessa” é o primeiro álbum autoral do grupo, formado por Fernando Graciola (violão), Maurício Horn (acordeon), Maurício “Lito” Malaggi (bateria), Tiago Ferrari Daiello (contrabaixo acústico) e ZocaJungs (guitarra e viola).

Promessa – Mauricio Horn (Gaita)
Chamamento – Tiago Daiello
O Pajador – ZocaJungs
Alto-mar – Fernando Graciola
Pitoco – ZocaJungs
Pampa y Litoral – Fernando Graciola
Rancheriapro campeão – ZocaJungs
Piá – Tiago Daiello

Sobre a banda:

Fernando Graciola – Violão
Violonista, compositor, arranjador, graduado em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como arranjador, violonista e compositor no CD “Brasilheiras”, do acordeonista Maurício Horn. Além de solista, atua com o Mafuá Trio Instrumental, Quinteto Canjerana e trabalha como músico de palco e estúdio.

Maurício Malaggi“Lito” – Bateria
Teve seus primeiros contatos com a música no GAN Anita Garibaldi, entidade tradicionalista de sua cidade natal, Encantado/RS, o que motivou os estudos de violão, a partir dos oito anos, com o professor Fernando Graciola. Aos 11, passou a ter aulas de bateria, sob orientação de Gustavo Ghisleni. Em 2010, classificou-se em 1º lugar no concurso de violão do Encontro de Arte e Tradição (ENART). Em 2008, como baterista, recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista do festival Canto da Lagoa Estudantil. Estudou harmonia e violão com ZocaJung e prática de conjunto com Tiago Daiello. Aprofundou os estudos de bateria e percussão com Zé Montenegro, Marquinhos Fê, Tiago Mecatti, Rodrigo DigãoBraz e Edu Ribeiro. Acompanhando grupos de folclore, participou de festivais em Portugal, Alemanha, Itália e Polônia. Atualmente é professor da Escola Pública de Música de Farroupilha.

Maurício Horn “Gaita” – Acordeon
Integrou vários grupos musicais e folclóricos, levou a música regional para grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, e também para países da Europa. Campeão de gaita de Botão no FEGART de 1989, teve músicas premiadas e gravadas no Festival Canto da Lagoa.Atualmente, Maurício tem um projeto próprio de música instrumental, trazendo um repertório baseado na música regional e latino-americana, com temas de sua autoria e também de outros compositores, disco independente “Brasilheiras” gravado em 2007, bem recebido pela crítica e pelo público gaúcho e brasileiro. Maurício, já passou por importantes centros culturais como o Canto da Lagoa –festival nacional de música popular, o Centro Universitário UNIVATES, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Santander Cultural e o Teatro São Pedro, agora faz parte do grupo “Quinteto Canjerana” Musica Gaúcha contemporânea. Cocriações: Mauricio Horn “ Brasilheiras” –CD.

Tiago Ferrari Daiello – Contrabaixo Acústico
Formado em Mpb/Jazz pelo conservatório de Tatuí-SP, traça longa trajetória de pesquisa dos sotaques musicais, recriando a linguagem do contrabaixo acústico brasileiro em suas sonoridades.Idealizador e Diretor da Escola Pública de Música de Farroupilha-RSque, em 2014 recebeu os Prêmios de Cultura Famursna categoria Música e Prêmio Especial, como melhor Projeto de Cultura do Estado do RS. Atualmente faz parte da Orquestra Mundana Refugi,toca com João Paulo Barbosa, já tocou com: Rubinho Antunes, Oscar dos Reis, Carlos Malta, Maestro Edson Beltrami, Maestro Paulo Flores, Paulo Braga, Arismardo Espírito Santo, Armazém Abaporú, Maestro Ricardo Zohyo, Maestro André Marques, Cleber Almeida, Serginho Machado, Priscila Brigante, Léo Ferrarini, Alam Palma, Richard Fermino, Abaetê, Cia Cabelo de Maria, Cris Bosh, entre outros. Cocriações: Oscar dos Reis “À Memória de Piazzolla” –DVD.

Zoca Jungs – Guitarra e Viola Caipira
Formado pelo conservatório de Tatuí, desenvolve uma pesquisa sobre a improvisação com base na música gaúcha de raiz. Como professor atua na região dos vales, serra gaúcha (RS) e na Escola Pública de Música de Farroupilha, com ênfase na música Brasileira. Já tocou com Leila Pinheiro, Alan Palma entre outros. Atualmente acompanha o acordeonista Oscar dos Reis, além de integrar os projetos Quinteto Canjerana e ZocaJung Quarteto.

Oficina – Apreciação Musical

Conteúdos:

-Análise e abordagem dos aspectos históricos através da evolução da Música Regional Gaúcha;
-Apresentação do panorama atual da Música Instrumental de cunho regional produzida no Rio Grande do Sul e da proposta e contribuição do Quinteto Canjerana neste contexto através de audição comentada das músicas contidas no CD “Promessa”

Técnica pedagógica (metodologia):

Essa oficina tem caráter expositivo. Primeiramente será esboçada uma linha do tempo e, através desta, será apresentada a evolução da Música Regional Gaúcha desde as suas origens até a atualidade. Em seguida, é apresentada a proposta da estética musical do Quinteto Canjerana.

Ministrantes da Oficina: Integrantes do Quinteto Canjerana

Participantes: Classificação livre.
Esta oficina é indicada para todos os públicos, independente de idade, formação ou nível escolar