“TISTU – O Menino do Dedo Verde” é um dos livros infantis mais importantes jamais escritos.

Não é surpresa que tenha uma repercussão tão profunda no espírito das crianças e dos adultos. Quase sempre ele é associado a uma encantadora ideia ecológica, já que é, de fato, este o seu ponto de partida. TISTU e sua mágica capacidade de fazer florescer tudo quanto toca, é uma simples e direta metáfora de tudo quanto o homem pode fazer pelo meio ambiente, mas que insiste em desacreditar de seu próprio poder e faz justamente o contrário. Na verdade todos temos o tal “dedo verde” de TISTU, já que todos podemos fazer nascer plantas e flores! É uma simples questão de vontade, desejo e determinação. Mas, o livro de Maurice Druon vai mais longe! Ele toca, diretamente, sem sutilezas e com muita clareza, na questão da guerra, na questão do capitalismo cruel, na pobreza, na miséria e nas doenças. TISTU, tem, na verdade, muitas magias e são magias que todos podemos cultivar em nossos corações. E mais uma vez entra a vontade, o desejo e a determinação. Toda guerra, por exemplo, é sem sentido; e pior ainda quando ela é associada ao progresso porque ao invés de fabricar coisas úteis, o homem fabrica armas de destruição e assim vai destruindo tudo o que encontra pela frente, com a desculpa de estar fazendo dinheiro e com o dinheiro progredindo! O sacrifício de uns fazendo a felicidade de outros. TISTU é um libelo quase insuperável, um esforço literário na busca de uma humanidade pacífica, amorosa e fraterna. A encenação do livro de Maurice Druon é uma nova aventura artística! Um encontro de sonhos e uma possibilidade de levar esta grande criação literária para milhares de crianças que, via teatro, vão fazer contato com um conteúdo importantíssimo! A mensagem de TISTU – O MENINO DO DEDO VERDE é tão forte e impactante que deixa marcas encantadas em quem faz contato com ela. O teatro e seu original contato humano é uma das experiências artísticas mais poderosas e através dele, uma simples, mas tão importante palavra como AMOR, assume dimensões que refletem para toda a vida. Então chegou a hora de TISTU, com seu mágico Dedo Verde, iluminar o espírito de novas plateias e instigar pais, mães, filhos e professores a sonharem seu sonho de amor e paz!

SOBRE A MRG PRODUÇÕES ARTÍSTICAS:

Márcio Roberto Gonçalves é produtor, diretor de teatro e arte-educador há 25 anos. Fundador da MRG Produções Artísticas em 1994 e do Centro Cultural Boqueirão em 2006, com sede na cidade de Curitiba. É Conselheiro Municipal de Cultura no município de Curitiba e representante dos Pontos de Cultura do Estado do Paraná. Trabalha com a democratização e difusão da cultura, em parceira com Instituições Públicas de Ensino, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Teatro Guaíra, entre outros.
Premiado com 08 Troféus Gralha Azul (Prêmio Governador do Estado), 04 Troféus Poty Lazzarotto (Prêmio de Reconhecimento da Classe Artística Paranaense) e Prêmio Funarte – Encena Brasil 2002 (Ministério da Cultura).
Tem reconhecimento público pela Prefeitura Municipal de Curitiba, com publicação no diário oficial em 1997. É criador do jornal do Centro Cultural Boqueirão, com distribuição gratuita de 10.000 exemplares trimestralmente. No Centro Cultural Boqueirão, mantém o projeto “Nossa Arte de Cada Dia”, Ponto de Cultura reconhecido pelo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

FICHA TÉCNICA:

Adaptação e Direção: Edson Bueno
Direção de Produção: Márcio Roberto
Assistente de Produção: Claudia Zanca
Direção Musical: Marcela Zanette e Du Gomide
Sonoplastia: Chico Nogueira
Cenário e Figurinos: Ricardo Garanhani
Iluminação: Rodrigo Ziolkowski
Maquiagem: Lilian Marchiori
Operador de Som: Weslley Daum
Operador de Luz: Rafael Ivanoski e Jorny Roberto Wall
Contrarregra: João Vicente
Marceneiro: Tico Atanásio
Costureira: Larissa Yeda
Fotografia: Chico Nogueira
Design Gráfico: Juliana Vitulskis
Duração: 60 minutos


Elenco:
Wenry Bueno
Jeff Bastos
Marcelina Fialho
Guilherme Andrade